Blog Casamundi

Viajante especial | Dia da Mulher

por Janine Viezzer

Sempre gostei de viajar, mas foi a partir de 2011 que comecei a passear todos os anos. Procuro sair ao menos uma vez por ano, mas dependendo dos recursos, consigo a proeza de viajar mais, de duas a três vezes.

Gosto muito de viagens culturais e também tenho um gosto especial pelos destinos com natureza. Já fui sozinha para a Serra da Capivara (PI) e para a Amazônia. Gosto muito da companhia de amigas para viajar. Com outras mulheres já fui para a Itália, Atacama, Colômbia, México, Grécia, Argentina, Uruguai, Bonito, Brasília, Paraty e Jalapão. Na verdade, o que gosto ao viajar acompanhada é da sintonia entre as(os) viajantes. Gosto de compartilhar as emoções no momento da viagem.

De todos os lugares que já conheci, o que mais me marcou foi o Atacama. Eu estava com amigas incríveis e me conectei imediatamente com a energia do deserto: silêncio e contemplação.

Mas como tudo tem dois lados, viajar sozinha também me fez vencer todos os medos possíveis e a sensação de liberdade é incrível. Viajar sozinha faz com que eu me conecte com meus sentimentos mais profundos. Eu sempre encontro outras mulheres viajando desta forma e é muito bom ver que isto não é um problema hoje em dia.

Como contei, tenho um carinho especial por destinos ligados à natureza e passeios ao ar livre. A próxima viagem que já tenho planejada será com amigas mulheres e para um desses lugares: a Chapada dos Veadeiros.

Há muitos destinos que ainda quero visitar, o planeta me instiga a viajar! Mas antes de conhecer lugares novos, o que primeiro me vem à cabeça é uma vontade imensa de voltar para a Amazônia. Também estão na lista Peru, Portugal, Irã e Marrocos. O conselho que dou às viajantes é: tirem os planos do papel e conheçam o mundo. Viajar sozinha ou com amigas é maravilhoso.
Comece a fazer esses programas na sua cidade mesmo. Vá ao cinema, a um parque, restaurante e museu, sozinha. Faça até mesmo pequenos passeios bate e volta em cidades próximas nos finais de semana e feriados. Permita-se estar consigo mesma e viajar para dentro.


Janine é Engenheira Agrônoma e trabalha na área ambiental. Além de viajar, gosta muito de literatura e corrida.