Blog Casamundi

[mkdf_section_title title_text_transform=”capitalize” title_text_align=”center” title_size=”medium” title=”A Califórnia das vinícolas e cultura inspiradoras” title_color=”#510045″][mkdf_section_subtitle text_align=”center” text=”por Fernanda Morassutti”]

Viajar é um vício que me acompanha desde pequena. Andar por estradas mundo afora, com o vento no rosto, sempre me desperta uma alegria profunda, seja descobrindo o inusitado ou revisitando lugares queridos.
Planejar viagens faz parte do meu dia a dia e sempre busco extrair o que há de melhor em cada lugar. Posso dizer que passo a vida literalmente com o pé na estrada, ou viajando pelas páginas dos roteiros que desenho para mim e para meus clientes.

Há muito tempo programo viagens à Califórnia e namoro cada pedacinho desse estado americano, que para mim é mágico, me encanta. Este ano estava com uma viagem de grupo programada para a Costa Leste americana, e tinha alguns dias livre no meio do roteiro, enquanto meus viajantes participavam de um evento. Convidei minha sócia, Chay, que estava comigo acompanhando o grupo, e resolvemos relaxar pelas belas estradas da Califórnia.

Nós duas adoramos viajar juntas, mas dificilmente conseguimos conciliar nossas agendas. No entanto, sempre que é possível, o resultado, invariavelmente, é o melhor. São momentos repletos de amizade, companheirismo e de muita contemplação. Adoramos curtir os pequenos prazeres, apreciar a natureza, saborear um belo vinho e dar boas risadas.

Decidimos então, sem titubear, atravessar o país e passar uns dias fazendo tudo isso na região de vinícolas da Califórnia. Escolhemos as que ficam entre Carmel e Santa Barbara, que são um pouco menos badaladas do que as da região de Napa Valley, pois lá encontraríamos a tranquilidade que buscávamos.

Nos hospedamos alguns dias na encantadora Carmel, em uma pousada de charme que nos encheu de mimos durante todo o período que lá estivemos. A cidade é perfeita para passear e conhecer um povo descolado, cheio de estilo, que curte arte, bons restaurantes e ótimos vinhos. As ruas, repletas de galerias de arte, restaurantes e delicatessens, são decoradas por jardins que inspiram milhares de fotografias. E o clima de serra à beira-mar é a cereja do bolo. Depois de passar uns dias por lá, ficou a certeza de que, certamente, é um lugar onde eu poderia viver, principalmente pela proximidade de uma das minhas cidades preferidas, San Francisco. Aliás, não seria nada mal passar alguns meses do ano entre uma e outra, enquanto colocaria a leitura em dia e me dedicaria às panelas, outra das minhas paixões. Por falar em cozinhar, a região tem uma culinária riquíssima, coroada com muitos produtos frescos, vindos direto da terra. É uma região de muitos temperos e, claro, excelentes vinhos e outros produtos oriundos dos parreirais e oliveiras.

Ficamos mais alguns dias entre as cidades de Paso Robles, Cambria, San Luis Obispo, Solvang, Los Olivos e Santa Barbara. Intercalamos nossa hospedagem entre vinícolas, cidades à beira-mar, como Cambria, e outras mais movimentadas, como San Luis Obispo.

Foram dias perfeitos, curtindo a natureza, a boa mesa, pessoas interessantes, corteses e cheias de ideias inspiradoras sobre o nosso mundo. Lá, o comportamento e a cultura são bem diferentes da população que circula pela agitada Costa Leste americana. Nesse pequeno pedaço do paraíso encontramos o descanso que procurávamos e renovamos nossas crenças em um mundo em que as pessoas estão mais conectadas com a sua essência, um mundo mais voltado ao ser do que ao ter.

[mkdf_image_gallery type=”image_grid” column_number=”2″ spacing=”medium” hover_click_action=”none” grayscale=”no” images=”29572,29573,29574,29575,29576,29577,29578,29579,29580,29581,29582,29583,29584,29585,29586,29587,29588,29589,29590″ image_size=”600×400″]
[mkdf_separator position=”center”]

Especialista em turismo de lazer, Fernanda trabalha na área desde 1996. É sócia da Casamundi e o que mais gosta de fazer, claro, é viajar: conhece quase todo o Brasil, além de vários países das Américas do Sul, Central e do Norte, grande parte da Europa, China, Japão, Egito e Israel. Suas próximas viagens já estão agendadas: vai com um grupo da Casamundi Cultura ao Irã, em novembro, e no próximo ano, à Grécia e ao Chipre.