55 51 3392-4283
| Borges de Medeiros 2500/1909 | Seg - Sex 9.00 - 18.00 |
Top
 

A encantadora África do Sul

Casamundi Turismo / A encantadora África do Sul

A encantadora África do Sul

por Teodoro Matos Tomaz

Eu e minha esposa costumamos viajar uma ou duas vezes por ano, no Brasil e no exterior. Embora já tivéssemos viajado por quase toda América do Sul, algumas partes da América Central e Caribe, Estados Unidos e Canadá, além da Europa Ocidental e alguns países da Ásia, faltava conhecer o continente africano. Nossa primeira viagem foi à África do Sul, em julho deste ano.

Tínhamos o anseio de ver os animais selvagens em seus ambientes naturais, especialmente os ‘Big Five”. A realização dos safáris fotográficos, a possibilidade de captar fotos únicas com os animais em seu habitat natural nos deixou maravilhados com o país. A experiência é inesquecível, principalmente quando se sente a proximidade com os Cinco Grandes em seu mundo natural.

Foram nove dias agradáveis, com vivências marcantes, conhecendo lugares com paisagens deslumbrantes e um povo com cultura bem distinta da brasileira.

Todos os passeios foram encantadores e inesquecíveis, mas os que mais nos impressionaram foram os safáris. No Kruger National Park avistamos manadas de elefantes, antílopes, girafas, zebras, um leopardo, uma leoa com filhotes, uma hiena ainda jovem, calaus e águias. No Pilanesberg Games Reserve, ao amanhecer, fizemos um sobrevoo de balão, observando os primeiros raios de sol derretendo a geada sobre a relva das savanas e evaporando a fina camada de gelo sobre as águas de um pequeno lago. No Lion & Safari Park vimos uma família de leões bem de perto, cães selvagens e guepardos, ou githás.

Conhecer a Cidade do Cabo, que se arrasta nos sopés da Table Mountain, deixa qualquer mortal sem fôlego e ao mesmo tempo radiante. As paisagens nos arredores de Cape Town são de uma beleza estonteante. Visitar o Cabo da Boa Esperança torna realidade este lugar lendário e inatingível, que estudamos na história do Brasil.

Poucos lugares do mundo tem beleza bucólica como a região de Stellenbosch, com as Montanhas Hottentots Holland ao fundo e suas vinícolas.
Conhecer o The Palace of The Lost City, em Sun City, é simplesmente deslumbrante.

Embora a estátua de Nelson Mandela em Pretória seja enorme, conhecendo a África do Sul tivemos a certeza que o homem era muito maior do que o monumento. A diversidade cultural sul africana, com dezenas de tribos, línguas, religiões, costumes e tradições, é a prova de que a África tem uma cultura própria e forte, que não poderia ter sido subjugada pelos europeus.

Recomendamos o passeio a todos que queiram um misto de aventura e encantamento. O guia brasileiro, assim como os guias locais, como sempre, foram fabulosos.

Teodoro Matos Tomaz, além de um bom contador de histórias, é contador de verdade. Mora em Osório, RS. Gosta de planejar suas viagens com a Casamundi e de explorar o mundo ao lado da esposa Rosângela.