55 51 3392-4283
| Borges de Medeiros 2500/1909 | Seg - Sex 9.00 - 18.00 |
Top
 
Casamundi Turismo / Além-mar – Portugal Continental e Ilha da Madeira

Além-mar | Portugal Continental e Ilha da Madeira

por Leonor Wallau

Em 2016, ao tomar conhecimento que a primeira viagem da Casamundi Cultura organizada pelo Tiago Halewicz seria para Portugal, não hesitei em me inscrever. Sabia que sairia do lugar comum, e não estava enganada.

A viagem iniciou em Lisboa. Conhecemos os bairros Baixa, Alfama, Chiado, Belém, o Miradouro São Pedro e o Mercado da Ribeira. Também fizemos uma visita guiada à casa de Fernando Pessoa.

Depois visitamos Tomar, cidade fundada pelos Cavaleiros Templários. Coimbra, com sua universidade e a maravilhosa Biblioteca Joanina. Aveiro e seus belos canais. Porto com sua famosa Livraria Lello & Irmãos. E então a Província do Minho com as cidades de Braga, Guimarães e Barcelos. O Vale do Douro com suas vinícolas. Os Vilarejos de Amarante e Peso da Régua. A Serra da Arrábida e as praias da Costa Azul.

Chegada a hora da grande surpresa: a deslumbrante Ilha da Madeira. Localizada no oceano atlântico, a sudoeste da costa continental de Portugal, esta ilha vulcânica com suas florestas, cachoeiras, enseadas e flores cativa o visitante desde a chegada. O pouso de avião no aeroporto de Funchal é emocionante. Como a pista está localizada entre as montanhas e o oceano, os ventos são fortes, exigindo muita perícia do piloto.

Nos hospedamos no Pestana Casino Park, projetado por Oscar Niemeyer. Seus desenhos estão expostos no hotel. Nos jardins há uma estátua da imperatriz austríaca “Sissi” que, na época, passou uma temporada na ilha se recuperando de uma doença pulmonar. Visitamos o centro de Funchal, animado e florido, e a Câmara dos Lobos. Conhecemos o Cabo Girão, ponto mais alto da ilha, com uma plataforma de vidro de tirar o fôlego. Vimos a vila de Ribeira Brava, o Porto Moniz e suas piscinas naturais. A vila de São Vicente, a freguesia da Serra d´Água, o Jardim Botânico, com seus lindos tapetes de flores. Subimos de teleférico para termos uma vista panorâmica espetacular. E ainda conhecemos os famosos bordados feitos à mão e em tecidos de algodão.

Para quem está pensando em viajar para Portugal, recomendo pensar com carinho em incluir a Ilha da Madeira no roteiro. A Casamundi Turismo organiza tudo com muita dedicação e competência.

Imagem de Bischoff49 por Pixabay 

Leonor Wallau é Servidora Pública aposentada e ama viajar. As fotos que registraram esta experiência foram tiradas pela amiga e também Viajante Casamundi, Loraine Gomes.