55 51 3392-4283
| Borges de Medeiros 2500/1909 | Seg - Sex 9.00 - 18.00 |
Top
 
Casamundi Turismo / Jamboree 2019 nos Estados Unidos

Jamboree 2019 nos Estados Unidos

por Enzo Bosa

Os Jamborees são os maiores eventos dentro do escotismo. Neles, escoteiros de diversos lugares se reúnem, sejam eles de estados diferentes, como ocorre nos Jamborees nacionais, ou de países diferentes, como nos Jamborees panamericanos e mundiais. A ideia é compartilhar diversidades culturais, criar amizades e promover a paz. Os Jamborees nacionais no Brasil ocorrem a cada três anos, e os mundiais a cada quatro anos desde 1920, sendo sempre em um país diferente do anterior. Ou seja, o Jamboree mundial é o maior evento escoteiro e recebe participantes do mundo inteiro.

O Jamboree 2019 aconteceu nos Estados Unidos, entre os dias 22 de julho e 02 de agosto, em West Virgínia. Com o tema “Descobrir um novo Mundo”, reuniu mais de 50 mil jovens de mais de 150 nações diferentes. A Casamundi acompanhou um grupo de 60 adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, e seus chefes escoteiros. Vou contar aqui um pouco dessa experiência inesquecível.

Meu nome é Enzo Bosa, sou de Garibaldi, RS, e tenho 16 anos. Participo do movimento escoteiro desde 2016. Na época, um amigo me incentivou a participar dos encontros e gostei muito. As atividades não ocupam muito tempo da minha rotina e são muito diversificadas. Aprendemos lições que geram uma experiência ímpar para nossas vidas.

Atualmente, no ramo sênior do movimento, tenho vários chefes: Bruno Cisilotto, Daniel Faccin, Alexandre Leal, Ricardo Pasqualotto e a Carla Baldasso. Na viagem para os Estados Unidos, nenhum deles pode comparecer e fui com o chefe Gilberto, que atua no ramo escoteiro.

Nesta viagem, fomos com antecedência para aproveitar e conhecer destinos como Nova York, Washington e seus principais pontos turísticos, com tudo planejado pela Casamundi.

Cerca de um ano e meio antes do evento, nos reunimos com outros pais membros do grupo garibaldense para organizar a viagem e, conforme os meses foram passando, a expectativa aumentava intensamente.

A viagem começou por Nova York, que considero a melhor cidade que já visitei. Os passeios foram incríveis. Passamos pelo One World Observatory, onde contemplamos a cidade de cima, fomos a Governors Island, onde vimos uma parte importante da história do exército americano. Visitamos a Central Station, que é simplesmente magnífica. Fizemos piquenique no Central Park. Foram tantos lugares, que dificilmente consigo eleger o melhor. Já em Washington, fomos ao Capitólio, ao Memorial Lincoln e ao Obelisco, as atrações mais incríveis que visitei na cidade.

O acampamento do Jamboree foi a melhor experiência de interação social que pude viver. Conviver durante dez dias com mais de 150 culturas diferentes, é uma oportunidade que poucos tiveram e agradeço muito por ter feito parte dela.

O Jamboree possibilita duas experiências diferentes, como jovem (escoteiro) e como adulto (chefe escoteiro ou voluntário no Jamboree). As duas são incríveis e, sem dúvida, não hesitaria em participar novamente. Para quem pensa em fazer o mesmo, minhas dicas são: manter uma organização e planejar as atividades, para fazer todo o tempo valer à pena. Interagir muito com outras culturas, porque isso possibilitará diversas viagens futuras e histórias incríveis para compartilhar com amigos e familiares. E, por fim, treinar o inglês é fundamental para aproveitar ao máximo essa troca.

Recomendo demais viajar com a Casamundi. Desde o início, a equipe nos preparou muito bem, dando todos os conselhos necessários para que a viagem fosse inesquecível. E foi fantástico. Os profissionais que estavam conosco nos explicavam sobre tudo o que estava acontecendo, nos deixando a par de todas as situações. A convivência com a equipe foi perfeita, todos simpáticos e divertidos, sempre com muito profissionalismo.

Apesar de considerar que ainda fez poucas viagens, Enzo fez passeios muito proveitosos. Ele adora viajar para o litoral aqui no Brasil. De outros países, além desta viagem para os Estados Unidos, tem ótimas recordações de ter ido com a família ao Uruguai e ao Paraguai. Seu sonho é visitar a Itália, terra dos seus antepassados, e também conhecer países que lhe atraem historicamente, como o Peru e a França.