55 51 3392-4283
| Borges de Medeiros 2500/1909 | Seg - Sex 9.00 - 18.00 |
Top
 
Casamundi Turismo / De Curitiba à Mata Atlântica, de trem

De Curitiba à Mata Atlântica, de trem

por Catiane Marques

Eu já conhecia Curitiba, mas nunca consegui tempo para fazer este passeio tão lindo. Neste ano de 2019, meu filho Matheus completou nove anos de idade e resolvemos viajar ao invés de fazer festinha. Queríamos algo mais intimista, um tempo para nós dois. Então, surgiu a ideia de fazermos a viagem de trem entre Curitiba e Morretes, pela Serra do Mar. Conhecer esse roteiro e viver este momento com meu filho, em meio à natureza, foi perfeito para comemorarmos esta data especial. Ele nunca havia viajado de trem!

Saímos de Porto Alegre no dia 12 de abril, uma sexta-feira, e chegamos bem cedinho em Curitiba. Nos acomodamos no hotel, descansamos um pouco e fomos visitar o Centro Histórico, Praça Tiradentes, a Rua das Flores e a Rua 24 horas, onde lanchamos. Não queríamos chegar muito tarde ao hotel para estarmos bem descansados para o dia seguinte: o grande dia.

No sábado, dia 13, aniversário do Matheus, nosso dia foi dedicado ao passeio de trem. A viagem entre Curitiba e Morretes dura cerca de 4 horas e se dá em meio a cachoeiras e trechos de Mata Atlântica. Foi um passeio culturalmente também muito rico. Não é cansativo, devido à habilidade do guia, que faz pequenas interrupções na viagem para falar sobre a história das duas cidades e as lindas paisagens pelo caminho.

Como o dia era de festa, fomos jantar em um restaurante chamado Brisket Smokehouse, muito legal, divertido e com música ao vivo. Indico bastante.

Para completar a viagem, no domingo de manhã fomos na Feira do Largo da Ordem conhecer o artesanato local. Assistimos a uma peça infantil. O espetáculo era belíssimo e gratuito, falava sobre “Sonhos”. O Matheus amou, e eu mais ainda. Era um teatro de fantoches, com um único e habilidoso ator que manipulava vários personagens. De tarde, fizemos um city tour cultural por Curitiba, com motorista guia, em privativo.

Visitamos a Ópera de Arame, onde assistimos a um concerto musical maravilhoso. Conhecemos ainda: o Museu Oscar Niemeyer (MON), o Bosque do Alemão, o Museu Botânico, o Parque Tanguá, entre outros. Nesta noite, resolvemos pedir uma pizza no hotel e descansar, pois o dia havia sido intenso.

No dia 15 de abril, fomos comprar o presente de aniversário do Matheus e de tarde nos despedimos da cidade.

A viagem toda foi incrível. Por vários motivos, o passeio vale muito à pena! Curitiba é um local belíssimo, com muitos parques abertos, atrativos gratuitos e o trem, então, é super. Foi um dos melhores momentos que tivemos juntos.

Catiane é consultora de viagens na Casamundi e fez este passeio em abril de 2019. Ela conhece vários destinos no Brasil, além de Portugal, França, Peru, Uruguai, Chile e Argentina. Um roteiro que sonha conhecer nos próximos anos inclui o interior da Bélgica e a Holanda.