55 51 3392-4283
| Borges de Medeiros 2500/1909 | Seg - Sex 9.00 - 18.00 |
Top
 

Cote d’Azur

Casamundi Turismo / Cote d’Azur

Cote D'Azur

por Catiane Marques

A França sempre foi minha menina dos olhos. Sempre tive uma grande simpatia pelo país e toda a magia que envolve este destino, suas cidades e vilarejos. Ter a oportunidade de visitar algumas das mais belas cidades do mundo, me trouxe um sentimento de felicidade e alegria tão grande que posso afirmar que certamente foi uma das melhores viagens da minha vida até hoje. E olha que viajo pelo menos uma vez ao ano.

Foi uma experiência transformadora e inesquecível. Estivemos em lugares lindos. Além de Paris, visitamos Nice, Cannes, Mônaco, Cap Ferrat, Saint-Paul-de-Vence, Vence, Èze e Grasse. Cada pedaço do roteiro, cada vilarejo da Riviera Francesa, cada cidadela, cada estradinha sinuosa, me encheram de encanto. Sempre que quero fugir um pouco deste mundo corrido, fecho os olhos e é para lá que eu vou em questão de segundos.

A cidade de Grasse é a capital do perfume e faz parte da Côte d’Azur, localizada a 20 km de Cannes e a mais ou menos 40 km de Nice. No alto de lindas montanhas encontram-se 18 vilarejos que formam a região chamada Pays de Grasse, coberta por plantações de oliveiras e flores. Além de visitar a fábrica da Fragonard, tive a oportunidade de fazer um curso de perfumaria e de produzir minha própria fragrância, que guardo até hoje. Lembram daquela hora em que fecho os olhos para fugir da rotina? Abro o frasco do perfume e respiro um pouco a essência, que me transporta de volta para lá. Todas as pessoas deveriam ter a chance de visitar pelo menos uma vez na vida esta região, que transborda tamanha história e beleza natural, além do glamour que envolve a gente. Se o paraíso existe, se chama Côte d’Azur.

Foi uma experiência incrível caminhar pelas calçadas e ruelas onde muitas das maiores celebridades do cinema e televisão pisaram, onde alguns deixaram sua marca e outros ainda hoje passeiam. Vê-los, assim ao teu lado, tranquilamente como se estivessem no quintal de casa, é uma sensação estranha e mágica ao mesmo tempo. Tanto que após esta viagem eu realmente senti vontade de saber e ler um pouco mais sobre a história de vida da linda e fascinante princesa Grace Kelly.

Mas voltando a Grasse, suas casas antigas, chafarizes, os hotéis dos séculos XVII e XVIII, além da Catedral e do Palácio do Bispo, construções estas do século XIII, são memórias que ficam gravadas pra sempre. Sem falar da gastronomia local, um capítulo à parte na França e principalmente nesta região.  Há sempre diversos cafés e restaurantes, pequenos, aconchegantes e acessíveis para qualquer orçamento.

Esta é uma viagem que todos deveriam fazer uma vez na vida: não há limite de idade e cabe em todos os bolsos. É um destino para todo tipo de viajante.

Catiane é consultora de viagens na Casamundi e fez este passeio em abril de 2013, em um fam tour, viagem de capacitação, acompanhada de mais nove agentes de turismo. Ela também já conhece Portugal, França, Peru, Uruguai, Chile, Argentina e algumas cidades do Brasil. Quer muito voltar à Cote d’Azur e também conhecer o interior da Bélgica e a Holanda.