NOVIDADES

A Casamundi tem orgulho de ter conseguido promover tantos encontros, viagens, cursos e oficinas para instigar as pessoas a conviverem em um mundo melhor, em um ano tão controverso.

Em 2019, nossos números foram generosos:

– 40 viajantes relataram suas histórias no Viajante Casamundi;

– 03 viagens culturais com destinos variados: Croácia, Peru e Irã. No total, 68 pessoas participaram das viagens e conheceram novas culturas.

– Diversas atividades realizadas na Casamundi Cultura: 32 Happy hours14 Cursos13 Oficinas09 Comida e cidade; 07 Antirrestaurante07 Palestras06 Cozinha do mundo05 Casamundi Bem-estar03 English sessions e 02 Mesa de livros.

Tiago Halewicz trouxe para a Casamundi o clima e os sabores dos Mercados gastronômicos mais famosos do mundo. Ele fez uma verdadeira viagem a cidades como Barcelona, Estocolmo, Lisboa, Madri, Seul, Tel Aviv e Varsóvia.

A palestra gerou frutos: uma matéria de capa no ZH Viagem, da Zero Hora, e parceria com Os Destemperados.

Recebemos o amigo Jakub Wesolowski, mais conhecido como Kuba, guia oficial do Museu Nacional de Varsóvia e Anfitrião da Casamundi na Polônia. Aproveitamos a visita dele pelo Brasil para confraternizar com os amigos e clientes, e de quebra absorver conhecimentos sobre a arte polonesa. Depois do Happy, Kuba partiu para conhecer alguns países da América Latina.

Em uma parceria com o Fronteiras do Pensamento, iniciamos as vendas do passaporte para sua 13ª edição, com a temática Sentidos da Vida. O evento recebeu conferencistas do mundo todo, como Graça Machel, Contardo Calligaris, Denis Mukwege, Janna Levin, Luc Ferry, Paul Auster, Roger Scruton e Werner Herzog.

Pensando em quem quer praticar uma outra língua, oferecemos atividades de francês e inglês. Paola Felts Amaro conduziu a conversação e francês para iniciantes de forma criativa e interativa, através de vídeos, músicas e até colocando a mão na massa, preparando receitas típicas francesas. Bebeth Soares trouxe sua experiência como professora de inglês, viajante e pesquisadora de literatura inglesa, para conduzir o English Sessions, encontros descontraídos para praticar o inglês, com temáticas sobre o Reino Unido.

As gurias do Lá em Casa trouxeram o antirrestaurante para a Casamundi. A cada encontro, uma temática diferente, com comidinhas inspiradas na gastronomia de diversos países: Tailândia, Marrocos, Itália, Peru, Líbano e um especial de Dia dos Namorados. Em 2020, Tiago Halewicz e Fernanda Dora se juntam na nossa cozinha para conduzir o antirrestaurante Cozinha Ibérica.

Tivemos três oficinas selecionadas para a programação da Virada Sustentável 2019: uma oficina literária a bordo da Linha Turismo no itinerário Centro Histórico, conduzida pelo escritor Rubem Penz; aula de Yoga com a professora Natalia Blanchet, no Parque Marinha do Brasil; e a oficina de culinária Cozinhar sem desperdícios, com Ana Paula Neri. Todas elas foram gratuitas e reuniram muita gente preocupada com uma vida mais sustentável.

O grupo de 20 viajantes partiu para a Croácia, uma das nações mais jovens da Europa, na companhia de Tiago Halewicz. Foram 15 dias percorrendo os mais deslumbrantes cenários que se estendem ao longo da costa do Adriático, passando também por Mostar e Blagaj, na Bósnia e Herzegovina. O roteiro incluiu as cidades de Zagreb, Rovinj, Pula, Plitvice, Zadar, Split, Mostar e Dubrovnik.

A Casamundi oferece Yoga todas as terças e quintas, das 12h30 às 13h30, com a professora Natalia Blachet. Quinta é o dia de trocar o “inspira, expira” por “inhale, exhale“, com as aulas ministradas em inglês. A ideia é praticar e absorver a língua junto com uma atividade física.

A Selecionados Uniagro fez o lançamento de sua nova marca no evento Mistura, com a curadoria da Casamundi Cultura. A noite, que aconteceu no Instituto Ling, foi uma viagem pela gastronomia e história do Mediterrâneo, com uma palestra e cook show conduzidos por Tiago Halewicz e com os produtos da Uniagro.
A parceria foi tão bacana, que estendemos para atividades aqui na casa. Em julho, agosto e setembro, tivemos cinco eventos temáticos, onde a gastronomia foi desenvolvida com produtos selecionados da Uniagro. Em janeiro, teremos a 6ª atividade, o Happy hour Uma breve história do azeite, dia 13.

A Casamundi Turismo levou mais um grupo de escoteiros para o 24º Jamboree Mundial Escoteiro, que aconteceu em West Virgínia, Estados Unidos. O grupo, formado por 76 pessoas de várias regiões do Rio Grande do Sul, entre adolescentes com idades de 14 a 17 anos e seus chefes escoteiro, viajou com acompanhamento das sócias da Casamundi Turismo. Os jovens ainda conheceram Nova York, Washington e seus principais pontos turísticos.

A Casamundi apoiou o recital de lançamento do novo CD da pianista Olinda Allessandrini, que aconteceu no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. A noite foi emocionante, com composições do período Romântico, em peças de Robert Schumann, Franz Liszt, Villa-Lobos, Ginastera, e ainda teve uma surpresa: a Grande Fantasia Triunfal Sobre o Hino Nacional Brasileiro, de Louis Moreau Gottschalk.

A Império Persa Home Design recebeu a Casamundi Cultura para um bate-papo sobre tapetes persas e sua história. A atividade, exclusiva para o grupo que viajou para o Irã, fez parte das ações preparadas por Tiago Halewicz. Foi um momento de aprendizado em meio às belezas e à história que a loja abriga. Vale visitar.

Tiago Halewicz levou um grupo de 21 pessoas para uma viagem cultural. O destino, desta vez, foi o Peru. Foram 10 dias percorrendo toda a história e diversidade do seu território, passando por Cusco, Valle Sagrado, Puno e Lima. No retorno, Tiago escreveu o Diário de Viagem, contando suas impressões dos lugares por onde passaram.

Ampliamos as atividades da Casamundi Cultura, envolvendo áreas de estudo com foco em saúde e comportamento, sob a guarda do bem-estar. Autoconhecimento, holística, yoga, alimentação saudável, culinária vegana e óleos essenciais são alguns dos temas que estiveram em pauta na agenda, em forma de oficinas.

A parceria entre as duas empresas ganhou novas ações em 2019. A Unicred Centro-Oeste contou com a Casamundi para levar uma experiência mais completa aos seus eventos Unitalks, conduzindo a degustação culinária e divulgando os benefícios dos cooperados em viagens e eventos da Casamundi. Os jantares deste ano reuniram cerca de 600 pessoas, nos municípios de Uruguaiana, Alegrete, Santiago, São Gabriel, Santa Maria e Cachoeira do Sul, no RS.

A Unicred comemora sua expansão e agora é Unicred Ponto Capital. A Casamundi faz a curadoria de sua estreia em Recife, programando um treinamento em Santa Maria, no dia 21/12/2019. O docente Bruno Segatto falará aos colaboradores sobre as culturas do RS e PE. Desta forma, a Casamundi também expande sua atuação em território nacional, realizando ainda a curadoria e produção do espetáculo Mapa do Brasil, um recital com Olinda Allessandrini, que une a cultura dos dois estados e faz parte da programação do consagrado festival Janeiro de Grandes Espetáculos, que está em sua 26ª edição. O concerto é um presente da Unicred para o público e acontece no tradicional Teatro de Santa Isabel, no dia 22/01/2020. A entrada é 1kg de alimento que será doado a entidades que necessitam deste apoio.

A Casamundi Turismo passou a oferecer roteiros para quem curte correr e praticar esportes pelo mundo. Quem desenvolve as viagens e está por dentro das competições mais badaladas é o Marcelo Anicet, gerente de negócios da Casamundi e corredor nas horas vagas. Esse passo foi coroado, ainda em novembro deste ano, com o fechamento de uma parceria com o grupo de corrida Cia dos Cavalos, que traz novidades para 2020.

Tiago Halewicz conduziu a atividade Mercados Gastronômicos, na Casa Destemperados, onde falou sobre os mercados de Östermalms Saluhall, Estocolmo; Mercado de San Miguel, Madri; La Boqueria, Barcelona; Shuk Ha’Carmel, Tel Aviv; Gwangjang, Seul; Mercado da Ribeira, Lisboa; Sarona Market, Tel Aviv e Hala Koszyki, Varsóvia. O evento foi gratuito.

15 de outubro foi o Dia dos Professores e voltamos a agradecer aos docentes que estão nesta jornada conosco e que enriqueceram os 4 anos da Casamundi Cultura. Além dos 31 professores que uniram-se à Casamundi em 2019, tivemos a alegria de saber que uma das docentes e amiga da casa foi escolhida a patrona da Feira do Livro de Porto Alegre de 2019. A escritora Marô Barbieri brilha com sua trajetória na literatura infantil.
Nós vamos continuar acreditando que a educação é a chave da transformação para um presente e futuro melhor.

A última viagem cultural do ano, conduzida por Tiago Halewicz, foi para um destino que despertou curiosidade e interesse de muita gente, o Irã. O grupo, formado por 27 viajantes, percorreu o Teerã, Isfahan, Shiraz, Pasárgada, Persépolis e toda a história cultural de um destino único, uma verdadeira imensidão no Oriente Médio cuja história remonta cidades magníficas e culturas que refletem a época de ouro da Rota da Seda.

No dia 9 de dezembro, a Casamundi estreou no Projeto Amparo, da AMRIGS, com um bate-papo sobre a Patagônia Argentina, conduzido por nosso correspondente de viagem Luciano Terra. Os encontros acontecem uma vez por mês e são gratuitos. A Casamundi já foi selecionada para a agenda de setembro do próximo ano.

Finalizamos o ano reunindo os amigos, celebrando os bons momentos, as atividades e as viagens em um happy hour animado de frente para o pôr do sol do Guaíba.

2020 inicia com uma agenda cheia de atividades imperdíveis. Te esperamos!

 

Transformar as pessoas através da reflexão é nosso principal propósito. Somos incansáveis ao unir esforços e oferecer condições para que as pessoas aprendam, vivenciem, troquem e valorizem diferentes culturas e experiências. A Casamundi é grata a cada um de vocês, nossos clientes, parceiros e amigos. Obrigada por darem sentido ao nosso dia a dia e por terem embarcado nesse sonho por mais um ano. Em 2020 a Casamundi comemora seus 5 anos, cheia de energia. Que venham muitos pela frente!